Compras reais em um mundo virtual

Comodidade, facilidade e rapidez atraem cada vez mais consumidores brasileiros ao comércio eletrônico

Por Lucie Ferreira

A vida moderna, apesar de atribulada, trouxe alguns benefícios ao homem. Um deles é poder fazer compras sem sair de casa. Com apenas alguns cliques, é possível pesquisar ofertas, encontrar uma variedade imensa de produtos e receber os pedidos onde quiser.

Até o ano passado, cerca de 9,5 milhões de brasileiros já haviam feito compra ao menos uma vez pela Internet. Para 2008, a estimativa é de que o número de compradores chegue a 12 milhões. Segundo dados da e-Bit, consultoria que realiza pesquisas sobre hábitos e tendências do comércio eletrônico no Brasil, ele teve crescimento de 43% no ano passado. Os brasileiros gastaram, no total, R$ 6,3 bilhões em compras online. Considerado o melhor período para o setor, o Natal representou 17 % do total das vendas de 2007.

Exemplo de desenvolvimento do comércio eletrônico, a B2W Companhia Global do Varejo, empresa resultante da fusão entre as Americanas.com e o Submarino, duas das maiores lojas de comércio eletrônico do País, anunciou que sua receita bruta teve crescimento de 44% em comparação ao ano de 2006. A rede comercializa itens que lideram a lista dos mais vendidos pela Internet no Brasil, como as categorias de livros, jornais e revistas; informática; eletrônicos; saúde e beleza; e telefonia celular.

A assistente administrativa Ana Santiago, de 25 anos, é adepta das compras online há três anos. “Todos os meses compro medicamentos pela Internet. Também costumo comprar DVDs, ingressos de cinema, livros, produtos de beleza, eletrodomésticos e alguns eletroportáteis”, conta. Para o engenheiro Clayton Golembiouski, de 27 anos, as vantagens do comércio eletrônico são a facilidade de acesso às ofertas, a comodidade e a economia, já que não há gastos com locomoção nem estacionamento. Mas, assim como qualquer outro tipo de comércio, o eletrônico também tem desvantagens. A susceptibilidade a fraudes, a falta de informações sobre determinadas mercadorias e a impossibilidade de agendar a entrega são algumas delas. “Você não consegue combinar uma data para receber o produto. Já em lojas reais, isto é possível”, observa Clayton.

Tanto as empresas que comercializam seus produtos pela Internet quanto as operadoras de cartões de crédito investem muito para aumentar a segurança dos dados pessoais dos clientes e impedir fraudes. Para reduzir as chances de ter a máquina invadida ao fazer compras ou acessar bancos online, o professor do Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Paulo Lício de Geus, recomenda ao usuário do Windows utilizar a versão original da plataforma para ter direito às atualizações automáticas de segurança. Além disso, deve evitar antivírus livres. “Eles têm desempenho modesto: basta uma invasão com sucesso para comprometer todos os acessos a sites bancários, que são os mais importantes por permitirem liquidez imediata ao ladrão”, explica o professor. Lembre-se que o computador é a ferramenta para realizar compras online, por isso é necessário tomar cuidados para não ter surpresas desagradáveis, como cobranças indevidas na fatura do cartão ou uma interminável espera pela entrega do pedido.

Dicas de segurança

– Confira se o cadeado que indica a criptografia dos dados é exibido na barra inferior do navegador.

– Dê preferência a lojas conhecidas ou que sejam indicadas por amigos.

– Atualize sempre softwares antivírus, firewall pessoal, anti-spyware e anti-spam.

– Utilize apenas o seu computador e evite fazer compras em lan houses.

– Desconfie de mensagens com anexos ou links, principalmente se o remetente for desconhecido.

– Tenha cuidado com preços muito baixos, pois os produtos podem ser falsificados.

*Reportagem publicada na Revista Bella (abril/2008)

Anúncios
Esse post foi publicado em Tecnologia, Veículo: Revista Bella. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s