Mestre cervejeira

Conhecimento, paladar apurado e muita dedicação são as principais qualidades de um biersommelier

Por Lucie Ferreira

Primeira biersommelière do Brasil, a itatibense Káthia Zanatta tem apenas 25 anos de idade e já desenvolveu um tipo especial de cerveja: a Baden Baden Weiss, da Schincariol. Formada em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), iniciou a carreira profissional em abril de 2008, após terminar o curso de especialização na Doemens Akademie, em Munique, uma das principais cidades alemãs.

Segundo Kathia, biersommelier é um especialista em cervejas com conhecimentos que abrangem desde o processo de fabricação do líquido às técnicas de degustação do produto final. Com esse know-how, o profissional é apto a elaborar cartas da bebida e recomendá-la de acordo com o cardápio. “O prazer de uma refeição harmonizada é ainda maior do que o consumo da comida ou da bebida individualmente, pois a combinação entre ambos ressalta os sabores mais importantes tanto da cerveja quanto do prato”, explica.

Para quem tiver interesse em se tornar um biersommelier profissional, Káthia dá as dicas. “A prática da profissão requer a degustação frequente de cervejas para conhecer novos estilos e produtos, além de aperfeiçoar os conhecimentos e aguçar os sentidos”, aconselha. Porém, não é apenas o gosto pela bebida que define um biersommelier. Para levar a carreira a sério, é necessário ter conhecimentos em biologia e química. No Brasil não existem cursos específicos, mas instituições de ensino em países como Alemanha, Inglaterra e Itália oferecem a especialização.

No Brasil e em outras partes do mundo, a cerveja mais consumida é a pilsen, popularizada pelos norte-americanos e comercializada no Brasil pelas grandes marcas. Leve, neutra e com baixo amargor, é ingerida bastante gelada e tem como objetivo matar a sede. Os europeus, observa a biersommelière, consomem outras variedades da bebida além da pilsen, como as de trigo, na Alemanha, e as trappistas, na Bélgica. As últimas são caracterizadas pela densidade forte, fermentação alta e teor alcoólico elevado.

Criando uma nova bebida

A Baden Baden Weiss nasceu do projeto de trainee de Kathia Zanatta para o Grupo Schincariol. Ela é feita de trigo e tem aromas de banana e cravo, que caracteriza as bebidas típicas da Bavária, região ao sudoeste da Alemanha conhecida por ser a mais tradicional do país. “A Weiss é turva, pois ainda contém fermento dentro da garrafa, o que lhe confere mais corpo e um sabor especial”, esclarece a especialista. Por esse motivo, recomenda-se que ela seja servida em um único copo, pois assim todo o líquido é consumido de forma homogênea, uma vez que o fermento decanta no fundo da garrafa. A biersommelière conta que os brasileiros consomem cada vez mais esse estilo de cerveja. “Ela é refrescante, pouco amarga e harmoniza com uma grande variedade de pratos, por exemplo os salsichões alemães e comidas apimentadas, como a mexicana”, finaliza Kathia.

Pequeno dicionário cervejeiro

O termo sommelier, de origem francesa, designa a pessoa encarregada da adega e dos vinhos em um restaurante. Já a palavra bier é alemã, e significa cerveja. O biersommelier, portanto, é um profissional especializado em cerveja, e biersommelière é a variante feminina da palavra. Agora que você já sabe a origem do nome dessa profissão, que tal aprender como se diz o nome dessa bebida em outros idiomas?

  • Espanhol – Cerveza
  • Esperanto – Biero
  • Francês – Bière
  • Grego – Mpíra
  • Hebraico – Beera
  • Holandês – Bier
  • Inglês – Beer
  • Irlandês – Beoir
  • Italiano – Birra
  • Japonês – Biru
  • Latim – Cervesía
  • Mandarim – Pi jiu
  • Polonês – Piwo
  • Russo – Pivo
  • Vietnamita – Bia

*Reportagem publicada na Revista Bella (outubro/2008)

Anúncios
Esse post foi publicado em Gastronomia, Veículo: Revista Bella. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s