Olhar especial

Mãe, fotógrafa, esposa… Vicki Lynn inspira-se na maternidade para clicar festas de aniversário infantis

Texto Lucie Ferreira

A norte-americana Vicki Lynn sempre gostou de artes criativas. Após o nascimento de sua primeira filha, hoje com 9 anos, ela entrou de vez no mundo da fotografia. Sua especialidade é retratar crianças – e ela pode ser considerada até mesmo uma expert quando o assunto é festas de aniversário infantis. “Tenho feito muitas dessas fotos, mas cada vez eu aprendo algo diferente ou encontro uma nova maneira para fazer com que o público olhe para uma imagem particular”, diz.

Natural de Canton, em Illinois, Vicki mora e trabalha em Chandler, no Arizona. Para ela, crianças são muito reais e naturais. “Adoro fotografá-las sendo elas mesmas… crianças, sem qualquer tipo de preocupação.” Mãe de três (também tem filhos de 7 e 5 anos), inspira-se principalmente na relação que tem com elas. “O que dizem e fazem conduz minha criatividade a pensar fora da caixa e retratar a vida enquanto ela acontece”, afirma.

Além da maternidade, as férias são momentos em que desfruta de muita inspiração para a volta ao trabalho. “Cabeça e ideias frescas, rodeada por ambientes diferentes, leva a novas descobertas.” A fotógrafa de 34 anos conta que sempre anota rapidamente quando tem uma grande ideia, embora na maioria das vezes esta surja no momento do clique.

Dicas e segredos

Na hora de contratar um profissional para as fotos da festa, certifique-se de que já tenha feito esse tipo de trabalho antes. “É diferente de fotografar casamentos ou retratos”, explica. A diferença não está apenas no ambiente e em sua atmosfera, como também nos artifícios para ter os melhores cliques.

O segredo para conseguir fotos incríveis em uma celebração marcante e especial como a festa de aniversário, segundo Vicki, são os cliques informais. A especialista também gosta de capturar o momento sob ângulos diferentes. “Posiciono-me em todos os lugares: apoiada no peitoril da janela, deitada no chão.” O resultado final rende um belo álbum de recordações e a satisfação de dever cumprido.

Além da técnica, entra o lado humano da fotografia, que requer muita conversa antecipada para que o profissional planeje e faça sugestões em busca dos melhores cliques. Portanto, cabe a ele discutir os detalhes com os pais e descobrir o que esperam exatamente das fotos.

Aliás, Vicki recomenda dar dicas para fazer com que a festa se torne ainda mais bonita na melhor luz possível. “Por exemplo, saber a posição do sol no horário da comemoração, pois você não vai querer a mesa de doces completamente iluminada ou metade na sombra”, justifica. Assim, o fotógrafo terá tempo de se preparar para que as fotos fiquem do jeito que todos gostem.

Também indica para os pais informarem o profissional contratado sobre o número de crianças e de atividades realizadas durante a festa, assim ele não perde nenhum clique. “Ou alguma família especial que virá à cidade, assim ele saberá quem são e poderá fotografá-los juntos”, destaca.

Mãe coruja

O velho ditado de que “pais são todos iguais, só muda o endereço” vale também quando contratam o fotógrafo. De acordo com Vicki, todos sempre pedem cliques detalhados da festa e alguns individuais da criança e da família, além de imagens de todos se divertindo juntos.

E sendo mãe de três crianças, ela não esconde o lado coruja ao falar sobre suas verdadeiras inspirações: ao observar os filhos sem saberem que está por perto, consegue clicá-los em seu próprio mundo, sendo eles mesmos. “A história de nossa vida é constantemente desdobrada e eu adoro que a fotografia seja um meio de preservar aquele momento especial no tempo”, opina.

Assim, as paixões da vida pessoal são incorporadas no trabalho, que a cada clique reflete a preocupação em retratar e congelar aquele sorriso inocente frente a um bolo salpicado por velas. O flash pode até ajudar a iluminar, mas a luz verdadeira vem da sinceridade da criança e da informalidade do clique.

*Reportagem publicada na revista Decoração de Festas Infantis nº 49 (maio/junho de 2012) 

Anúncios
Esse post foi publicado em Perfil, Veículo: Decoração de Festas Infantis. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s