Aquarela de sensações

Mais do que elementos decorativos, as cores são companheiras do bebê e ajudam a deixar o ambiente em harmonia

Texto Lucie Ferreira   

Presentes no dia a dia, elas são peças chave na decoração. Porém, o poder delas vai além disso: ajudam a manter a harmonia e podem influenciar o ambiente de maneira positiva quando aplicadas corretamente. “Cada tonalidade provoca sensações distintas, sendo capaz de afetar as emoções e o humor”, observam as arquitetas Cris Paola e Dani Barella, da BP Arquitetura + Design, de São Paulo. Por isso, elas recomendam cuidado e atenção no momento de escolher a cor adequada para o quarto do bebê. “Elas devem, acima de tudo, passar a sensação de aconchego e proteção, fazendo com que a criança se sinta confortável.”

O tom mais indicado é o pastel: azul-claro e verde transmitem frescor, esperança e tranquilidade; rosa remete ao amor materno e à delicadeza; lilás é sinônimo de mansidão e descanso. O contraste entre eles com quantidade moderada é uma solução eficiente. “O quarto não deve ter muitas tonalidades fortes e vibrantes, porque juntas podem causar confusão visual, principalmente para o bebê”, ressaltam as profissionais. Vermelho, laranja e preto estimulam e transmitem calor, causando até mesmo agitação. Cris e Dani desaconselham a aplicação dessas nuances, uma vez que podem prejudicar o sono e o descanso.

É preciso também dar atenção ao teto, área na qual deve ser mais clara do que as paredes, proporcionando sensação de amplitude. “Não há problema se todas as paredes forem da mesma cor. Inclusive, é tradicional pintar todo o dormitório da criança com um tom claro. No entanto, diversificar as tonalidades, em qualquer ambiente, remete à criatividade e personalidade de cada um”, comentam.

Para projetos de bebês, especificamente, a aplicação de um tom no teto e outro nas paredes dá a sensação de leveza e amplia espaços reduzidos. Rosa Suave, Pêssego e Amarelo Vanila (Futura Tintas) são algumas sugestões para quem pretende mudar o ambiente.

Espaço e personalidade

Cris e Dane explicam que enxergamos a luz refletida pelas cores. As claras, incluindo pastel, deixam os espaços mais amplos e leves, aparentando ser maiores. As escuras, por outro lado, refletem menos claridade e reduzem a área se aplicadas em todas as paredes. “A iluminação é um artifício muito importante na decoração dos pequenos espaços e na maneira como podem parecer maiores”, dizem as sócias da BP. A arquiteta Mayra Lopes, de São Paulo, SP, concorda. “As claras sempre ampliam os ambientes e, quando aliadas a uma boa iluminação, valorizam ainda mais cada detalhe.”

Luzes amarelas, como as halógenas e as dicroicas, auxiliam para que o cômodo fique mais relaxante. Não é recomendado luminosidade direta no quarto da criança, sendo indicado o uso de cortinas para controlar a intensidade da luz.

Para quem quer fugir de tons pastel, uma opção é mesclar cores com objetos vibrantes, investir em móveis mais escuros e apostar em almofadas coloridas para deixar o ambiente alegre. “Podemos usar a criatividade até na escolha da cor do berço, que pode ser interessante e dar vida ao quarto. O que vale é inovar”, indicam Cris e Dani. Para Mayra, tonalidades fortes de azul, amarelo, verde e até rosa antigo são delicadas e podem conferir personalidade ao cômodo.

Por outro lado, texturas rústicas não são recomendadas para ambientes infantis, “visando melhor higienização e até mesmo segurança para o bebê”, ressalta Mayra. Portanto, paredes lisas são as melhores escolhas e podem ganhar um toque especial com tintas de efeito como as da linha Marmoratto, da Suvinil.

Papel de parede colorido e adesivos também ajudam na decoração e deixam o quarto com outra cara. Cores fortes podem ser usadas para criar detalhes variados: o vermelho, ao ser aplicado em fundo claro para criar desenhos (flores e corações, por exemplo), transmite alegria na medida certa.

*Reportagem publicada no Guia da Mamãe Quartos de Bebê nº 01 (2012)

Anúncios
Esse post foi publicado em Decoração, Veículo: Guia da Mamãe Quartos de Bebê. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s