Opções ideais

A escolha da tinta para o quarto vai além da cor: é preciso considerar a formulação e a eficiência

Texto Lucie Ferreira 

Depois de muita conversa entre si e com o decorador, os pais finalmente chegam à conclusão sobre a cor do quarto do bebê que está por vir. Porém, ao optar pelo uso de tinta eles têm outra tarefa: escolher o tipo ideal.

A gerente de produto e marketing Elaine Janeri, do setor de tintas arquitetônicas da PPG, sugere os inodoros por serem considerados mais seguros para a família e o meio ambiente. “Muitas pessoas escolhem os sem cheiro porque podem voltar mais rápido para a rotina e as crianças não precisam ficar fora de casa por muito tempo. As tintas à base de água apresentem menor emissão de compostos orgânico voláteis na atmosfera, sendo as mais indicadas para dormitórios infantis”, observa a gerente de marketing Angela Chapper, da Futura Tintas.

Para Elaine, as laváveis também são boas opções, pois a formulação permite fácil limpeza de áreas manchadas por alimentos, bebidas, chocolate, gordura, lápis de cor, marcas de dedos, entre outros. “Elas oferecem resistência maior, porque a porosidade é muito menor, ou seja, absorvem menos sujeira”, explica Angela.

As tintas antibactéria, como as da Suvinil, se propõem a reduzir 99% das bactérias e micro-organismos por até dois anos e são aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). E para quem quer criar um mural no ambiente, as imantadas permitem fixar magnetos na parede, possibilitando a aplicação de fotos e postais. “Esse produto é um primer, que necessita da aplicação de uma tinta acrílica para acabamento”, revela o gerente de serviços ao mercado Kleber Tammerik, da Suvinil.

Aspectos técnicos

Para calcular a quantidade exata de tinta que deve ser usada, Tammerik ensina que o comprimento da parede deve ser multiplicado pela altura, descontando janelas e portas. “Divida a área (em m²) que será pintada pelo rendimento do produto (basta consultar a embalagem ou o site). O resultado deve ser dividido pelo número de demãos indicado para cada tinta.” Assim, chega-se à quantidade necessária para a pintura. Alguns sites, como o da Suvinil e da Futura Tintas, oferecem uma “calculadora de tinta”, tornando a estimativa mais fácil. “É preciso verificar o rendimento do produto e calcular se será necessário uma lata, um galão ou um litro, sempre superestimando levemente a quantidade a ser utilizada”, acrescenta Angela.

A secagem entre as demãos, de modo geral, dura quatro horas, totalizando 12 horas para pintura completa de um ambiente, sendo indispensável respeitar o tempo entre as demãos, já que pode influenciar no resultado final. “O intervalo de quatro horas é convencional para tintas látex, de acordo com as normas Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Entretanto, esmaltes de secagem rápida (à base d’água) são uma excelente alternativa na hora de pintar ou reformar superfícies internas ou externas de madeiras ou metais ferrosos, galvanizados, alumínio e PVC”, diz Angela. Os produtos da linha Premium da marca secam em 30 minutos ao toque e em até cinco horas no total.

Se o revestimento for em madeira, é recomendado envernizar ou utilizar produtos como esmaltes sintéticos à base de água ou base solvente, que conferem maior proteção para o material e aderência sobre superfícies metálicas. “A linha de vernizes não conta com um produto formulado especificamente para quartos infantis, mas qualquer um deles pode ser usado no ambiente”, repara o gerente da Suvinil. A profissional da Futura Tintas nota que envernizar a madeira, por si só, já é um acabamento, excluindo a necessidade de pintar a superfície após utilizar verniz.

*Reportagem publicada no Guia da Mamãe Quartos de Bebê nº 01 (2012)

Anúncios
Esse post foi publicado em Decoração, Veículo: Guia da Mamãe Quartos de Bebê. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s