Luz, câmera… cerveja!

Confira alguns locais memoráveis para beber do cinema e da televisão e conheça os reais que podem ser visitados

Texto Lucie Ferreira

Um seriado, um filme ou uma novela. Os personagens reunidos à mesa levantam os copos de cerveja e brindam. O espectador mais fanático até sente o aroma e o sabor, imaginando-a descer gelada pela garganta. Porém, assim como a bebida alcoólica utilizada em produções cinematográficas e televisivas é cenográfica, o ambiente que enxergamos como um lugar aconchegante para beber com os amigos costuma ser um espaço do estúdio que ganha vida graças aos diretores de arte. Confira uma seleção de bares cenográficos memoráveis e conheça alguns que realmente serviriam de locação.

Para virar banquete de vampiros

O Titty Twister, de Um Drink no Inferno (1996, direção Robert Rodriguez), não é apenas um bar mexicano. Frequentado por bandidos e maus-caráteres, tem shows de striptease e esconde um segredo sinistro: a clientela serve de banquete para vampiros grotescos. Um local nada agradável para uma família passar a noite. 

Para matar nazistas

Uma das cenas mais memoráveis de Bastardos Inglórios (2009, direção Quentin Tarantino) se passa na taverna subterrânea La Louisiane, num vilarejo francês. Porém, o local se revela um covil de soldados nazistas – e cervejeiros -, ameaçando os planos dos aliados de dar fim à Segunda Guerra Mundial.

Para fugir de zumbis

Em Todo Mundo Quase Morto (2004, direção Edgar Wright), o bar The Winchester Arms serve de refúgio para um grupo de amigos se proteger de um ataque de zunbis que assola Londres, na Inglaterra. Em meio ao pânico, nada como degustar alguns pints ao som do Queen. Curiosidade: as tomadas externas foram feitas no pub The Duke of Albany, recentemente demolido.

Para uma noite animada

Em Os Simpsons, o Moe’s é o ponto de encontro favorito dos beberrões de Springfield há mais de 20 anos. Mas para quem gosta de novos ares de vez em quando, a dica é The Drunken Clam, bar no qual Peter Griffin costuma beber com os amigos na série animada The Family Guy.

Na vida real

O New York Bar, localizado no 52 andar do luxuoso hotel Park Hyatt, em Tóquio, era o ponto de encontro dos protagonistas do cult Encontros e Desencontros. Indicado para quem gosta de glamour e busca uma vista privilegiada da capital japonesa. Endereço: 3-7-1-2 Nishi Shinjuku, Shinjuku-Ku,Tokyo 163-1055.

Em Showbar, as bartenders servem drinks e dançam na mesa, deixando os marmanjos de queixo caído. A rede Coyote Ugly (mesmo nome do bar do filme) está presente em 11 cidades e inspirou a película, especialmente a matriz em Nova Iorque. Confira os endereços no site www.coyoteuglysaloon.com.

O que os filmes O Poderoso Chefão Parte 3 e Donnie Brasco têm em comum com a série The Sopranos? Além de serem sobre a máfia, todos tiveram cenas filmadas no Mulberry Street Bar, localizado na vizinhança de Little Italy, em Nova Iorque. Felizmente, o bar centenário ainda conserva a decoração que o tornou um clássico. Endereço: 176 ½ Mulberry Street, New York, NY 10013-3722.

Brinde à brasileira

Produções televisivas brasileiras também investem na criatividade em locais para os personagens beberem e descontraírem com os amigos. Em A Grande Família, a Pastelaria do Beiçola (Marcos Oliveira) serve a bebida acompanhada da especialidade da casa: pastel. A novela O Clone (2001-02), de Glória Perez, ganhou fama por incluir no vocabulário do telespectador a expressão árabe Insha’Allah (aportuguesada para Inxalá), mas também marcou com o bar da Dona Jura (Solange Couto) e seu bordão “né brinquedo, não”. Da mesma autora, Caminho das Índias (2009) apostou na pastelaria da viúva indiana (Mara Manzan), no boêmio bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, RJ.

E o mais recente bar da telinha é o do Gabino (Guilherme Piva), de Insensato Coração (2011). Escrita por Gilberto Braga e Ricardo Linhares, a atração investiu na decoração do point. Sem contar os famosos bolinhos de aipim com carne-seca da personagem Fabíola (Roberta Rodrigues).

*Reportagem publicada no Guia da Cerveja (edição 2012)

Anúncios
Esse post foi publicado em Cinema, Gastronomia, Veículo: Guia da Cerveja. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s