Architech

No primeiro semestre de 2014, colaborei com o site Architech, na redação e pesquisa das obras arquitetônicas das cidades-sede da Copa do Mundo do Brasil. Saiba mais sobre o Architech no texto de apresentação abaixo:

Architech é uma iniciativa do Liquid Media Laab que envolveu profissionais de diversos estados e cidades brasileiras num esforço inédito para mapear e explicar as 200 obras da arquitetura mais importantes do país, nas cidades sede da Copa do Mundo. O projeto venceu o edital Cultura 2014, do Ministério da Cultura.

O Architech realizou um mapeamento das principais obras arquitetônicas presentes nas cidades sedes da Copa do Mundo do Brasil em 2014. A arquitetura do Brasil ganha assim um guia na internet e nos celulares que poderá ser acessado pelos visitantes online – um guia eletrônico de bolso. A iniciativa torna o Architech uma referência sobre arquitetura brasileira na web.

Esperamos que em breve este também seja um espaço de colaboração, em que arquitetos, estudantes e professores, e quaisquer interessados no assunto possam cooperar, subindo para o site novas imagens de arquiteturas relevantes. Além disso, ainda, preservamos a memória destas obras de arquitetura, uma vez que estarão registradas no ambiente virtual. Do ponto de vista cultural, educacional, turístico, é fundamental ter este acervo organizado e disponível para todos os cidadãos e visitantes do Brasil.

Uma vez que as bases de dados estão organizadas e liberadas em licenças livres (creative commons cc-zero, a não ser quando especificado de outra forma), é possível reorganizar todo o material de diversas maneiras, com múltiplos usos possíveis: livros didáticos, exposições e documentários são apenas algumas possibilidades.

O conteúdo levantado também pode sempre ser utilizado nas escolas, bibliotecas, centros culturais, como um legado cultural da Copa. Por estar online, o acesso a toda a informação será possível mesmo para aqueles que estão longe das cidades, gerando interesse permanente pela arquitetura brasileira e estimulando a visita pessoal a cada município.”

Anúncios
Esse post foi publicado em Arquitetura e construção. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s